Monday, February 05, 2007

fins de semana...

O vento veloz bate-me na cara acompanhado por vezes de alguns salpicos de água. Esta sensação contrasta com o calor que sinto provocado pelo impiedoso sol africano que à força tenta transformar a minha fraca pele de mulungo geneticamente pouco adaptada a estas latitudes numa espécie de tomate – pelo menos na cor...Sigo com os meus companheiros de exploração pela costa da inhaca rumo à ponta de santa maria. Objectivo: Snorkeling. De repente, reparo que lá muito ao longe, o skyline de maputo surge das águas (qual manhatan!) e apercebo-me de como é importante aproveitar os fins de semana para sair de lá. Daqui, maputo parece uma daquelas esferas com casas imersas num liquido que quando se abana simula um nevão estão a ver? Naquela esfera de homens, criada por homens e para homens, todas as forças se conjugam para nos fazer crer que nada há de mais importante que os nossos gadjets, os nossos empregos, os prazos, os objectivos... embrenhamo-nos tanto em tudo aquilo que nos esquecemos que existe um mundo fora disso... Estive um mês em maputo e já me estava a esquecer disso.
Daqui, vista a distância, por um homem que tranquilamente curte o seu fim de semana, tudo muda de dimensão a ponto de me vir à cabeça a comparação com as esferas de vidro com flocos de neve!
Vivemos tão rodeados e viciados nos nossos brinquedos e instrumentos que nos esquecemos da nossa dimensão e perdemos a nossa humildade e respeito perante o planeta. Deviam ser obrigatórias aulas de campo em educação ambiental e comunhão com a natureza... Penso que seria um bom passo para comprometer as novas gerações da importância de reduzir a nossa pegada ecológica e vários outros termos que apesar de estarem na moda, de facto são sentidos por poucos.

algumas fotos na pasta em baixo.

2 comments:

Anonymous said...

Concordo contigo, abre aí em Moçambique a escola de aulas no campo de educação e comunhão com a natureza que eu faço imediatamente a matricula. Desde que as propinas não sejam muito caras.

mulato said...

:-)

moçambique?! acho que onde isso faz mais falta é em PT mesmo.

grande abraço rui